Me lembro da minha primeira incursão na cozinha, tinha 8 anos e fui aprender a fazer panquecas. Dai pra cá, a minha relação com a cozinha é de puro encantamento. Como diz minha mãe: cozinhar é coisa de alquimista, a gente vai colocando um pouco disso, uma pitada daquilo, reinventando receitas até transformar tudo em uma “delícia fundamental”!

Sempre tive muita curiosidade para saber como era o espaço físico das cozinhas de antigamente. Das casas de fazenda, dos palácios, dos primeiros restaurantes… as séries maravilhosas de TV me ajudam um pouco. A cozinha da “Dowton Abbey” é um mundo à parte naquela casa espetacular. Eu simplesmente amo essa série!

Há algum tempo li um livro sobre o Carème, o cozinheiro que serviu Napoleão Bonaparte e Alexandre I, que me fez viajar nas receitas e preparos. Como tudo era complicado! Um jantar era preparado às vezes com 1 semana de antecedência! E a dificuldade para conservar os alimentos, sem geladeira?

Quando vi essa página (link abaixo) hoje também fiz uma viagem deliciosa no tempo… Dez livros de receitas antigas! Cozinha portuguesa da época do descobrimento! Ainda não baixei nada, mas vou baixar todos e testar as receitas que me parecerem mais interessantes. E tem cada coisa inacreditável! Vocês são meus convidados desde já:

Clique aqui