Pensa em um prato fácil de fazer e que agrada a todo mundo? É um preparo bem italiano, a polpeta, ou seja, a almondega!

Apesar de não ter origem na itália, é um prato muito popular por lá, e é um desses que nós aprendemos a fazer e a gostar muito. Em cada canto do mundo a almondega tem um nome: albóndiga na Espanha, meat ball para os ingleses, polpeta na Itália, kaftas para os árabes…em todo lugar é feita com carne míoda bem temperada – de boi, frango, carneiro, porco –  e provavelmente nasceu da necessidade de se armazenar aparas de carne, quando não existia refrigeração.

No sul da itália a almondega ganhou pão dormido e ovo na sua mistura. Bem ao estilo da Cuccina Povera,  isso ajuda a dar liga para formar as bolinhas, mas também ajuda a aumentar a sua quantidade; muito útil em  tempos de escassez.

Eu sempre junto pão umedecido no leite em minhas almôndegas, acho que elas ficam mais macias. E ao invés de fritá-las, eu asso porque acho que fica mais saudável. Depois coloco num bom molho de tomate. Sirvo com purês, macarrão, ou arroz.

Ai quando sobra, no lanche da tarde as almôngedas vão para dentro do pãozinho francês com queijo ralado. E fica muito bom!

Para preparar almondegas deliciosas, você vai precisar de carne moída (pode misturar porco e boi, dois tipos de boi…). Para cada 500 gramas, use 1 ovo inteiro e 1 pãozinho frances umedecido com leite. Cebola picadinha, cebolinha, salsa, pimenta do reino moída na hora, sal e alho. Misture todo, amassando bem. Faça as bolinhas e leve ao forno pre aquecido por aproximadamente 20 minutos. Coloque no molho e sirva!

Se você fizer bolinhas pequenas vira um ótimo tira gosto! E você pode servir com um molho de maionese separado, em um bowl, pra variar do molho de tomate. Ou um molho chimichurri. Ou de queijo… vale usar sua criatividade!