O frio veio, mas já está indo embora… Frio é bom pra trabalhar com mais disposição, pra vestir melhor, pra ficar juntinho e é claro, comer as comidinhas mais quentinhas do universo!
Eu não consigo pensar em uma comidinha quente e não imaginar uma sopa, rica em sabores e nutrientes. Ou um caldo cremoso e bem temperadinho.
Então, vou dar algumas receitas para você variar as suas preparações e esquentar as noites e os corações nesse inverno.
A primeira clássico da cozinha francesa: Sopa de cebola.
Bom, a receita é uma releitura, uma adaptaçãozinha da original. Deliciosa, você vai ver.

Sopa creme de cebola

4 cebolas fatiada em rodelas finas.
2 colheres de azeite e 2 de manteiga.
2 dentes de alho picados
1 litro de água . 1 colher de sopa de amido de milho.
1 xícara de leite e 1 caixinha de creme de leite.
Sal, nós moscada e cheiro verde picado.
Muito fácil: refogue a cebola no azeite junto com a manteiga. Deixe ela murchar e junte o alho picado. Quando dourar, junte a água, tampe e deixe ferver.
Abaixe o fogo. Acerte o sal, junte uma pitada de nóz moscada. Dissolva o amido de milho no leite, junte à sopa, mexendo pra não formar bolinhas.
Junte o creme de leite e deixe engrossar mais um pouco.
Essa sopa eu gosto de servir no pão italiano. As padarias fazem ele redondinho. Prefiro o pequeno, individual. Ai, tiro uma tampa, tiro o miolo, encho o pão com a sopa. Coloco queijo ralado por cima e levo ao forno quente para gratinar, derreter o queijo.
Cheiro verde picadinho pra finalizar e pronto. Deliciosa, linda e servida dentro do acompanhamento! Sirva a tampinha do pão por cima.
Essa merece todos os aplausos!

Caldo verde com mandioca.

Vamos aos ingredientes:

1 quilo de mandioca em pedacinhos.
200 gramas de bacon em cubos.
200 gramas de linguiça defumada fininha.
1 cebola picadinha,
2 dentes de alho,
1 maço de couve cortada bem fininha. Sal e pimenta a gosto.
Cozinhe a mandioca em água com um pouco de sal. Depois de cozida, bata 2 terços da mandioca com a água no liquidificador até virar um creme. Reserve.
Numa panela de borda alta, refogue a cebola em 2 colheres de óleo ou azeite de oliva. Quando ficar macia, junte o alho, deixe dourar. Junte o bacon e a linguiça picadinhos até ficarem bem fritinhos. Se você quiser, pode dispensar um pouco do óleo. Junte o creme de mandioca batida e o restante dos pedacinhos, deixe ferver. Prove o sal. Junte a couve, mexa e deixe mais uns minutinhos no fogo.
Na hora de servir, uma cebolinha verde picadinha por cima vai muito bem.
E vamos esquentar, minha gente!

Caldo de Abóbora Moranga

Agora vou te dar a minha receita de caldo de abóbora moranga, porque acho que ela tem um ou dois toques, que fazem uma deliciosa diferença.
Aos ingredientes!
1 quilo e meio de abóbora moranga cortada em cubos.


1 caixinha de creme de leite.
Meio litro de leite.
300 gramas de bacon em cubinhos.
Um pedaço de gengibre, uns 3 centímetros, ralado.
1 colher de sopa de amido de milho.
1 cebola picada, 2 dentes de alho.
Cozinhe os cubos de moranga em água com sal. Escorra a água. Bata a moranga cozida no liquidificador com o leite e o amido de milho e reserve.
Numa panela de borda alta, refogue a cebola em duas colheres de azeite de oliva. Quando estiver macia e dourada, junte o alho picado, deixe dourar e junte o bacon e deixe fritar.
Junte o creme de moranga e o gengibre. Mexa para incorporar bem todos os ingredientes. Acerte o tempero e junte o creme de leite mexendo até misturar bem. Está pronto para servir!
Se você quiser incrementar, faça um molho de carne moída, bem grossinho, e coloque uma colherada em cada prato na hora de servir. Ah, e é claro, cebolinha verde e salsinha picadinhos para finalizar. Eu coloco queijo parmesão ralado e croutons também. Experimente, fica delicioso.

Sopa de ervilha com ragu de carne.

O ragu é uma preparação com carne, geralmente de segunda, onde a ela é cozida lentamente até que se desmanche… Hum que delícia! Eu sei que você sabe fazer uma maravilhosa! E para essa sopa, pode ser até uma sobra. Reaproveitar é a palavra de ordem do momento.

Vamos lá: você vai precisar de

2 xícaras de ervilha seca,

caldo de legumes (pode usar um cubinho do industrializado, vai. Uma vez só, não vou criar caso com você).

2 folhas de louro,

1 cebola picadinha,

1 dente de alho picado.

Sal, cheiro verde e noz moscada a gosto.

Deixe a ervilha de molho por pelo menos 4 horas. Escorra a água do molho e cozinhe a ervilha em 7 xícaras de água ou caldo de legumes. Pode misturar o de cubinho na água. Reserve.

Refogue em 3 colheres de azeite a cebola picadinha, e o alho. Bata no liquidificado a metade da ervilha cozida, com um pouco do caldo do cozimento. Junte a carne desfiada ao refogado de cebola e alho, mexa. Junte a ervilha batida e a outra metade sem bater. Prove o tempero, acerte o sal, pimenta do reino moída na hora e uma pitadinha de noz moscada, também ralada na hora. Mexa bem, deixe ferver e está pronto!

Na hora de servir, cheiro verde picadinho por cima para finaliza. Se você gostar e estiver podendo com as calorias a mais, um punhadinho de queijo ralado também vai muito bem!