Tenho dois filhos rapazes que naturalmente adoram uma balada. Vez por outra a turma se reúne em minha casa para fazer o “esquenta” antes de sair. E eu, como uma boa mãe italiana-judia-coruja, enfim, uma boa mãe clichê, forço uma barra para alimentar a galera, com a boa intensão de evitar uma bebedeira catastrófica. Os meninos reclamam, mas acabam zerando as panelas.

Na última vez, fiz um belo à Carbonara que não “viveu” nem para fazer a foto! Consegui fotografar só minha praça de trabalho. O vinho rosê não fez parte da receita, era meu mesmo.

O “à Carbonara” é muito simples e rápido, perfeito para dar “sustância” à uma turma de baladeiros. Eu prefiro usar o bacon em pedaço que eu mesma corto do tamanho que quiser. Os que são vendidos assim, em pedaços, têm mais carne e menos gordura. Você pode cortar em fatias, em cubinhos ou em pedaços um pouco maiores, o importante é escolher bem o pedaço para aproveitar tudo. Vamos combinar, bacon é tudo de bom! E comer de vez em quando, sem culpa, não faz mal.

Você quer a receita? Muito fácil:

500 g de linguine ou espaguete
300 g de bacon cortado a seu gosto
3 ou 4 ovos
1 dente de alho picadinho
sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto.

Cozinhe o macarrão “al dente”, escorra e reserve um pouco da água do cozimento, uma concha ou duas.

Em uma frigideira de borda alta, frite o bacon e o alho. Escorra o excesso de gordura (em uma garrafa pet para descartar em lugar apropriado. Não vale jogar a gordura no ralo da pia, heim?). Junte o macarrão e misture. Bata ligeiramente os ovos e junte ao macarrão, desligando o fogo para que os ovos não virem ovos mexidos. Se você achar que ficou muito seco, ponha um pouco da água do cozimento da massa. Ela tem bastante amido, vai umedecer e engrossar o caldinho. Acerte o tempero e está pronto. Pronto para deixar a galera pronta para a balada!