Quem conheceu o São Benedito Café sabe que o tiramisu que a gente fazia la era uma coisa de outro mundo. Deixou saudade… e muita gente me pede receita, volta e meia até faço por encomenda.

Pois bem, chegou a hora de compartilhar todos os segredinhos dele com vocês. Na verdade fizemos uma boa “releitura” da receita original italiana para adaptar às nossas condições em relação a ingredientes, custos e tal, sem perder nada no sabor. Pelo contrário.

A primeira “corrompida” que demos à receita foi substituir o biscoito champagne por pão de ló. A gente achou que ficou mais gostoso e mais fácil de fazer. Molhar o biscoito na medida certa não é tarefa pra todo mundo. O pão de ló dá uma leve extra ao tiramisu além do que a gente não ficava refém de encontrar um bom biscoito tipo champagne sempre.

A segunda alteração foi substituir o queijo mascarpone – difícil de encontrar e muito caro – por cream cheese! Os criadores e seguidores fiéis da receita original devem estar se revirando nesse momento. Mas é uma “licença” a que nos permitimos.

Agora vou dar a nossa receita! E ensinar você a fazer pra matar a saudade quando ela bater. O tiramissu é uma excelente sobremesa para qualquer ocasião. Vamos lá:

PÃO DE LÓ

– 5 ovos
– 125 g de açúcar
– 125 g de farinha de trigo

Bata numa batedeira os ovos e o açúcar (sempre uso o cristal, mas fique à vontade para usar o de sua preferência) até formar um creme branco espumoso. Desligue a batedeira e vá acrescentando a farinha de trigo delicadamente, envolvendo ao creme. Forre uma forma de bolo inglês com papel manteiga. Coloque a massa e leve para assar em forno pré aquecido (5 minutos) a 180 graus por 30 minutos. Deixe esfriar para usar na montagem do tiramisu.

TIRAMISU

– 500 g de cream cheese
– 530 ml de chantilly ( de preferência feito por você, com creme de leite fresco)
– 320 g de açúcar (também aqui uso o cristal)
– 4 gemas de ovo
– 200 ml de café sem açúcar (no São Benedito a gente usava espresso!)

Bata em batedeira as gemas, o açúcar e o cream cheese até obter um creme homogêneo. Desligue a batedeira e envolva com o chantilly. Reserve.

Corte o pão de ló no sentido horizontal, em 4 fatias iguais. Forre 2 formas de bolo inglês com filme plástico, disponha uma fatia de pão de ló em cada. Regue as fatias com metade do café ( na receita original se usa misturar vinho marsala ao café. Nós abolimos o álcool para que todos pudessem comer, mas se você quiser pode usar. E se não tiver o marsala, o branco fica de bom tamanho. Ai serão 20 ml de vinho).Coloque metade do creme por cima do pão de lo e polvilhe com cacau em pó. Coloque outra fatia de pão de ló por cima do creme, regue com o restante do café, disponha por cima o creme de queijo. Feche o filme plástico e leve ao freezer por 1 hora mais ou menos. Ele dura 5 dias congelado, e depois que você tira do freezer para servir, não vai durar nada!  Tire do freezer uns 15 a 20 minutos antes de servir para que ele amoleça um pouco, desenforme, retire o filme plástico e finalize com cacau em pó. Você pode servir com grãos de café e uma calda de chocolate.

Não tem mistério. E vai fazer o maior sucesso!

Depois de tanta “adaptação” a gente chama aqui em casa de “Tirami Sossô”. Sossô é o meu apelido!

Experimente, depois você vem aqui e me diz qual foi o resultado.

Essa é uma receita de muito, muito carinho.