É a pimenta. Mas ela é muito mais que ardida, você vai ver!

Pimentas são muitas, cada uma com suas características próprias, e todas com algo em comum: elas dão um up em qualquer prato. Basicamente estão divididas em duas “famílias”, as Capsicum e as Piper.

A separação é feita com base na substância que provoca a sensação de ardor que em umas é a capsaicina e nas outras é a piperina.

A nossa conhecida Malagueta é da família das Capsicum e a do reino, da família da piperina.

Qual arde mais

A capsaicina está presente em todas as pimentas em níveis de concentração diferente e existe uma tabela de medida para ordená-las pelo ardor, a Escala Scoville.

Nesse ranking, a pimenta mais quente do mundo é a Carolina Reaper, criada através de enxertos e cruzamentos, por um americano maluco por pimenta.

Nossa malagueta está em oitavo lugar e a dedo de Moça em décimo oitavo. Óleos potencializam a ação da capsaicina e tirar as sementes amenizam, pois é onde ela está mais presente.

Afinal, pimenta faz mal?

Isso é um grande mito. Em geral, nas pessoas com boa saúde as pimentas não têm efeitos nocivos, e no máximo podem causar um leve desconforto na finalização do processo digestivo (fui discreta, não fui?).

Segundo os estudos científicos já comprovados, o consumo de pimenta pode melhorar o funcionamento do sistema imunológico, a circulação sanguínea e acelerar o metabolismo o que ajuda na digestão e nas dietas de emagrecimento.

Dizem que elas são afrodisíacas, mas eu acho que essa fama vem de outra mágica que a pimenta faz: aumenta a produção de endorfinas, substâncias que no cérebro são responsáveis pela sensação de prazer e bem estar.

Aparentemente a pimenta do reino comprada já moída pode causar irritação no intestino e rins pois quando é muito fina, ela adere às mucosas desses órgãos.

É recomendável usa-la em grãos e moer na hora de usar, só a quantidade necessária.

Ardida

Tem receita!

Eu adoro pimenta. Sou uma pimenteira convicta, praticamente uma viciada.

A minha preferida é essa laranjinha da foto e aqui em minha cidade ela é conhecida genericamente como “de cheiro”. Ou por um nome feio que faz alusão aos glúteos de idosos (rs…).

Ela arde muito, mas é igualmente saborosa e perfumada. Vou te dar uma receitinha muito comum de geleia de pimenta, mas essa é à minha maneira.

Vamos lá:

Geleia de Pimenta

6 pimentas dedo de moça sem sementes picadinhas (deixo duas com sementes, gosto do ardor forte!)

1 xícara (chá) de açúcar cristal

1\2 xícara de açúcar mascavo

1 xícara de suco de laranja

1\2 xícara de vinagre branco

Misture tudo em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até dar o ponto de geleia.

É ótimo com torradas ou para acompanhar carnes. O açúcar mascavo dá um gostinho de caramelo muito bom.

E você, gosta de pimenta também? Me conte se sua geleia ficar delícia?